quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Inserção de Espécie Exótica: Atração X Incomodo

 A inclusão de espécies exóticas é um grave problema ambiental, podendo ocasionar alterações na dinâmica do local.  
Sagui-de-tufos-pretos é o nome popular do macaco Callithrix penicillata (Callitrichidae). Os indíviduos dessa família são de pequeno porte e de cauda longa, estando dispersos por toda a América do Sul. Eles vivem geralmente em bandos que se hospedam em árvore. São travessos e ágeis, movem-se em saltos bruscos, emitindo guinchos e assobios que são ouvidos de longe. Apesar do tráfico de animais silvestres ser um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, os Sagui-de-tufos-pretos  são comumente capturados e vendidos como animal de estimação.

Na Travessa dos Vianas, localizada no  Bairro João Soares, Itabuna – Ba, antigamente era caracterizada por  ampla vegetaçao, que com a apropriação de terrenos para moradia essa vegetação foi sendo destruida, porém uma pequena parte dessa vegetação ainda pode ser encontrada ao fundo das casas. Diversas espécies de pássaros tinha como habitat esse local, além de gaviões e raposas. O pouco que sobrou dessa vegetação, continua sendo destruída por meio de queimadas  para agricultura subsídial.
Os moradores desse local relatam que cerca de dois anos atrás, um casal de Callithrix penicillata foi implantado nesta vegetação. Os saguis viraram atração para esses moradores e os mesmos criaram o hábito de alimenta-los. Com isso houve o aumento da população de Sagui-de-tufos-pretos  nessa região, aumentando para um bando com cerca de quarenta macacos.


Fonte: Laís Almeida

Por serem alimentados pelos moradores, os saguis começaram a frequentar o entorno das residencias, forçando os moradores a colocar telas em suas janela para evitar o furto de alimentos pelos macacos.
Ao encontrarem humanos eles urinam nos mesmos como estratégia de marcar território. Moradores relataram que outro bando de saguis de locais distantes tetou se aproximar desta vegetação e houve um confronto com os saguis que habitam aquela área, causando grande alvoroço e chegou ocorrer brigas dentro de domicilios, causando bagunça e sujando o imóvel de sangue.   
Os  Callithrix penicillata se alimentam de insetos, aranhas, pequenos vertebrados, ovos de pássaros e frutos. Com o aumento da população dos macacos os moradores perceberam uma drástica diminuição no número de pássaros, que pode ter como causa a predação dos seus ovos pelos saguis.
Mesmo com todos os transtornos causados pelos saguis, a maioria dos moradores afirmam não ter coragem de parar de alimentá-los, além de ser uma distração a observação do comportamento natural da espécie. Algums moradores incomodados com a situação, resolveram contactar o IBAMA para tentar transferir esse bando para outro local,  porém o IBAMA relatou que esse manejo não era possível.
Uma possível solução para esse caso é a conscientização dos moradores para que não alimentem os saguis, já que com a contínua disponibilização do recurso há uma tendência ao aumento descontrolado da população do mesmo, acarretando maiores transtornos a população e possíveis danos as espécies nativas.

Fonte: Laís Almeida

Por Ellen Nara e Laís Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário