quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pilhas e Baterias: Descarte Consciente

Presentes nos mais diversos produtos, que vão de lanternas, controle remoto, relógios e brinquedos a celulares e notebooks, as pilhas e baterias fazem parte do nosso cotidiano. O mercado brasileiro consome 800 milhões de pilhas e 17 milhões de baterias por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Estima – se que apenas 1% desse material é processado e tem um destino apropriado. Mas e depois de utilizados, qual a maneira correta de descartar esses materiais?
Para regulamentar o descarte correto de pilhas e baterias o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) elaborou a resolução Nº 257/99, segundo essa resolução o destino desse tipo de material que contém em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, após o uso, deve ser entregue aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias, para que possa dar um fim adequado ao material. Pilhas comuns e alcalinas que estão dentro do limite de metais pesados em suas constituições, conforme o determinado pelo CONAMA podem ser descartados no lixo doméstico, já as pilhas /baterias de Níquel-cádmio (utilizadas em alguns celulares, telefone sem fio) e as chumbo- ácido (como: baterias de carro) não estão neste limite e devem ser encaminhadas aos fabricantes para o devido fim. Para distinguir as pilhas e baterias que devem ser devolvidas após o uso das que podem ser descartadas, observe a identificação na embalagem dos produtos.

   No entanto, não é porque alguns desses materiais podem ser descartados no lixo doméstico que deve ser feito, principalmente por não serem conhecidos todos os impactos negativos que podem causar na saúde e no meio ambiente.  Os elementos químicos presentes nas pilhas e baterias são produtos tóxicos e podem contaminar solos, corpos d’água, lençóis freáticos, são também bioacumulativos, o que pode prejudicar vários níveis da cadeia trófica. Além disso, podem levar de 100 a 500 anos para se decomporem no ambiente.  
Uma boa alternativa é a reciclagem desses produtos, os sais e óxidos metálicos obtidos podem ser usados em indústrias químicas, de vidros, cerâmica, refratários. Uma iniciativa importante quanto a esta questão foi tomada pelo professor Emerson Lucena, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ele criou o PROJETO PAPA PILHAS na universidade, que distribui caixas de coleta pela biblioteca, guarita e cantinas. Os produtos coletados são enviados para reciclagem. Iniciativas como esta são essenciais, uma vez que a coleta de pilhas e baterias é uma prática pouco comum no Brasil por falta de uma estrutura adequada para o recebimento desse tipo de material e desinformação. Deveriam também ser espalhados para outros locais, cidades; Itabuna e Ilhéus, por exemplo, que são duas das maiores cidades da Bahia, não tem esses tipo de projeto.
Deste modo, um incentivo a reciclagem e uma maior divulgação e conscientização sobre essa questão devem ser feita. Podemos assim, contribuir para a diminuição de danos ao meio ambiente fazendo um descarte com responsabilidade.
 Participe você também!

Veja mais este vídeo:

Impacto de Pilhas
http://www.youtube.com/watch?v=8Q-eHJjXAEg&feature=player_embedded



Camille de Araújo e Juliana Cintra


7 comentários:

  1. Texto interessante abordando um antigo assunto de maneira nova, não podemos deixar as idéias envelhecerem sem que se cumpra seu propósito. RECICLAR MESMO! proteger sempre e papar as pilhas antes que elas te pilhem!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!!!
    Um texto bem claro e objetivo, no qual aborda um assunto extremamente importante e preciso:Preservar o meio ambiente!E nada melhor do que RECICLAR! Então galera,vamos colaborar!
    A natureza agradece!!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa idéia,por isso estarei repassando para os alunos da Esc.Mariana A. Meira .
    Vamos descartar com RESPONSABILIDADE!!!

    ResponderExcluir
  4. Abordagem muito interessante que deixa claro como é facil descartar com responsabilidade as baterias, uma açao que poucas pessoas tem conhecimento do seu valor.
    Fica ai a mensagem de concientização.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, um ato tão simples de se fazer porém muitas poucas pessoas tomam o conhecimento e a concientização preservar o meio ambiente. Hoje mais do que nunca o meio ambiente precisa de ajuda e não é tão dificil ajudar, por meios e maneiras simples podemos mudar o rumo que o nosso planeta verde está tomando.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa.
    Vale ressaltar, que esses impactos, são bastantes acentuados no meio rural, que tem maior carência de energia elétrica. No mais, um texto bastante sucinto e informativo.

    ResponderExcluir
  7. legal, muito bom conselho

    ResponderExcluir