quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RE (fazendo o) CICL(o) AGE(nte) M(esmo)!

Refazer é difícil, mas é responsabilidade de todos nós. Mas como fazer isso? É neste momento que fica a desculpa: "não sei como e o que faço para mudar alguma coisa!". E assim, ficamos inertes a uma situação que está a nossa frente. Falar sobre os 3 R's (erres) é corriqueiro: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, no entanto não fazemos isso. O mundo é palco de uma constante crise CONSUMO X MEIO AMBIENTE e nós seres humanos estamos imersos nesses dois contextos. Reciclar para reduzir os danos ao Meio Ambiente, mas reutilizar o que temos é fora de moda. Logo a responsabilidade cai sobre nós e a conservação/reconstrução desse ambiente é obrigação nossa, para que tenhamos o direito que garante a Constituição de 1988 do artigo 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-la e preservá-la para as presentes e futura gerações".

Assumir uma postura diferente é decisão nossa, assim como fez uma moradora do bairro Salobrinho em Ilhéus. Conhecida como Dona Gracinha, esta trabalha a anos com a coleta de lixo reciclável em seu bairro, porém sente dificuldade em multiplicar essa ideia. Esse dilema fica claramente explícito no documentário denominado "Gracinha - Reciclar até o fim do mundo". A dificuldade de reconhecer que esse é um problema nosso e que a solução também deve partir de nós, é o que Dona Gracinha tenta passar com sua atitude. 

Documentário "Gracinha - Reciclar até o fim do Mundo"
(Parte 1)
(Parte 2)
(Parte 3)

É necessário ver a crise, mas não contribuir mais para o seu crescimento, falar sobre recilagem parece tão corriqueiro e consciente, contudo quando pensamos nisso não sabemos o que fazer. Por isso temos a seguir algumas dicas de vídeo e blogs que ensinam como reutilizar alguns materiais e até mesmo gerar algum lucro com isso. 
A Sherol Vinhas descobriu que é possível unir sofisticação com  reciclagem e ensina passo a passo isso no seu blog. http://sherolvinhas.blogspot.com/p/passo-passos.html
Depois que você produzir os itens da Sherol Vinhas, pode comercializa-los e guardar o seu dinheiro em um porta moedas muito ecológico e fácil de fazer seguindo o passo a passo no blog da Maíra Fontana. http://reciclagemearte.blogspot.com/2011/10/porta-moedas-divertido-upcyclung-tubo.html
Para somar o lucro obtido, sente-se confortavelmente em um puff de garrafes pet que pode ser feito facilmente seguindo os passos do vídeo a seguir:
   

Se lhe falta habilidade para produzir os itens demonstrados acima, uma maneira fácil e acessível a todos nós para contribuir com a conservação do meio ambiente, é através do consumos sustentável. Isso significa consumir menos e melhor, ou seja, não consumindo mais que o necessário e escolher para ser consumido produtos menos impactantes ao meio ambiente ou produzidos por empresas que possuem Selos de Certificação Ecológica, onde garante que tal empresa exerce um papel de responsabilidade social e ecológica.

Fonte: Google imagens
                                                                 

Assim queremos dizer que é possível fazer a diferença, basta ter vontade para assumir uma nova postura, porque fazer o ciclo de forma diferente é responsabilidade da gente mesmo!



   Por: Daniel Sala
Hadassa Marques

Referências:







2 comentários:

  1. Bem galera!!! Informar que o áudio em alguns trechos da entrevista do documentário "Gracinha - Reciclar até o fim do Mundo" estão com defeito, mais ainda assim é possível entender se aumentar bem o volume.

    ResponderExcluir
  2. Agente??? não seria A gente? Logo o título..
    Mas no demais, muito legal!

    ResponderExcluir