terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Lixo em Itabuna:Um problema de todos nós!

Andamos nos perguntando: Qual será a história do lixo no Mundo? Na verdade, o lixo faz parte da história do homem. É inevitável a produção do lixo, pois existe uma correlação entre o poder econômico e a quantidade de lixo produzido pelo homem. O lixo é nada mais que restos das atividades humanas, considerados como produtos inúteis pelo homem. Estes resíduos sólidos têm diferentes procedimentos, por exemplo, os resíduos urbanos são produzidos por residências, hospitais, industriais e comércio. 
Na Idade Média, os lixos eram depositados nas ruas e nos arredores das cidades, provocando várias epidemias e aumento das taxas de mortalidade. Com a urbanização das cidades gerada pela Revolução Industrial, a emigração do homem da zona rural para as cidades causou o aumento dos impactos ambientais, derivados de diversos tipos de poluição, entre estes, a poluição causada pelo lixo.
No Brasil, a produção do lixo em cidades populosas chega a 180 kg/hab./ano. Atualmente, no nosso país, o lixo produzido tem procedência orgânica, sendo que, nos últimos anos vem incorporando o modo de consumo de países desenvolvidos, o que tem intensificado o uso de produtos descartáveis. São produzidas 241.614 toneladas de lixo brasileiros diariamente, 76% desse lixo fica a céu aberto (lixão) e 24% tem tratamento mais adequado (IPT/CEMPRE, 1995).
 
DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO BRASILEIRO
(%)
Disposição a céu aberto
76
Aterro controlado
13
Aterro sanitário
10
Usina de compostagem
0,9
Incineração
0,1
                                Fonte: IBGE, 1991(in: IPT/CEMPRE, 1995).

.Nesse contexto, é possível observar na cidade de Itabuna, no interior da Bahia, lixos sendo depositados ao longo das margens do rio Cachoeira, nas ruas dos bairros e nas ruas do centro da cidade. Só no mês de Julho deste ano foram retirados 15 caminhões carregados de entulho, lixo e mato de dentro do rio Cachoeira. Os lixos depositados nas ruas da cidade entopem os bueiros causando alagamentos nos períodos de chuvas.

Fonte: Google imagens/tribuna de ibicarai
Fonte: Google imagens/portal noticias do brasil

Fonte: Google imagens/portal noticias do brasil











































      A poluição da água do rio Cachoeria, causada pelo descarte inadequado do lixo e, pelo lançamento de esgosto residencial e industrial, altera a dinâmica deste ecossistema dulcícola causando a proliferação de baronesas (Eichhornia crassipes), aumentando a concentração de matéria orgânica, diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido na água e elevando a mortandade de peixes e de outros organismos, além de alterar as características da água afetando a saúde dos consumidores, e de poluir as praias Ilheenses.


Fonte: Google imagens/nachapaquente

Fonte: Google imagens/nachapaquente

 Os lixos descartados pelas ruas da cidade facilitam o desenvolvimento de doenças propiciando um ambiente favorável para a proliferação e desenvolvimento de bactérias, de bichos como ratos, que podem transmitir a leptospirose, do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, através da água acumulada em entulhos como pneus e garrafas, entre outros vetores.
Esta situação é agravada pelo descaso dos órgãos competentes e pela carência de programas de educação ambiental para conscientização da população. Uma importante iniciativa vem sendo tomada pelo professor Emerson Lucena, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do projeto de educação ambiental “me jogue na rua, que eu te encontro na praia...” que vem chamar a atenção da população sobre esse problema diário, instigando a mesma a repensar sobre o nosso hábito consumista e, sobretudo a forma como estamos descartando nossos resíduos.

Precisamos nos educar, e o primeiro passo começa em nossas casas!!!

Por: João Paulo Sales O. Correia 
        Indira Mª Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário